logo
Acervo Batista Regular
 um lápis curto é melhor do que uma memória comprida
"A memória do justo é abençoada..." Provérbios 10:7

  

 

Como Escrever a História da Sua Igreja
Escrito por S. David Smith
Aqui são as etapas iniciais para escrever a história da sua igreja.

Nota: Quando for possível, escreva pelo menos o primeiro e sobrenome das pessoas que você está mencionando. Em 50 anos, pessoas novas não vão saber quem era "Dona Maria".

1. Primeira Etapa
Quando foi o início de sua igreja?
Quem fundou sua igreja?

Opcional (aliás, é bom saber)
      Por que sua igreja foi iniciada? (Quais foram os eventos que levaram seu pastor fundador a abrir sua igreja?)
      Como foi o primeiro culto (se alguém lembrar)

2. Segunda Etapa
Identifique todos os pastores que tem pastoreado a sua igreja.
      Qual é o nome (completo) de cada um?
      Quais são as datas que cada um pastoreou na sua igreja?
Comece a colecionar uma ou duas fotos boas destes pastores.

Se você não pode identificar as datas exatas quando os pastores estavam na sua igreja, pelo menos tente achar seus nomes e a ordem que eles serviram na sua igreja. Se sua igreja tem mais de 50 anos, é capaz que você não vai conseguir os nomes completos de todos (se eles não estão escritos nas atas da sua igreja). As vezes você só vai conseguir o nome do pastor,
ou o nome do pastor e sua esposa (ex. Pr. Filipe e sua esposa Dona Conceição). Isto ajudará pessoas a pesquisar a história da sua igreja no futuro.  Coloque a informação na lista que voce pode achar. Sua lista parcial pode servir como um mapa (mapa do tesouro perdido) para outros.

Se alguém pode lhe dizer Pastor José era de Bahia e serviu antes ou logo depois do pastor João de Sousa, anote aquilo. Se alguem lhe dizer que um pastor serviu entre o mandato do Pastor Fulano (que começou a trabalhar na sua igreja no ano 1979)  e Pastor Beltrano que começou seu ministério no ano 1984,  então você já aprendeu algo importante que ajudará um pesguidor no futuro (ou você se achar mais infomação). Você sabe que Pr. Fulano começou a pastorear sua igreja no ano 1979. Um outro pastor (nome desconhecido por enquanto) serviu depois do términio do ministério do Pastor Futrano na sua igreja e serviu até 1984. No ano 1984, Pr Beltrano começou a pastorear sua igreja. Parece insginifcante agora, alias para um pesquisador no futuro, isto pode ajudar bastante.


3. Terceira Etapa
Quem eram os membros fundadores da sua igreja? (use nomes completos quando puder)

4. Quarta Etapa
Quais são os lugares onde sua igreja tem alugado e usado para realizar reuniões semanais? Para a maioria das igrejas, isto é fácil: só utilizou um prédio para seus cultos. As vezes uma igreja tem usada 3 ou 4 prédios diferentes. Identifique cada lugar e as datas que eles usaram aquele prédio para suas reuniões. Seria bom incluir uma foto do exterior e do interior do prédio da época quando vocês estavam usando o prédio. Dê uma descrição básica de cada prédio ou lugar próprio ou alugado.

5. Quinta Etapa
A sua igreja vai precisar uma foto boa (tipo de estúdio é melhor) de cada pastor que tem trabalhado na sua igreja como o pastor titular. É bom ter um retrato dele. Uma segunda foto com o marido e sua esposa na época quando eles estavam na sua igreja é bom ter também. Se um pastor pastoreou sua igreja quando ele tinha 19 anos, você não quer uma foto dele com 88 anos.

Os líderes da igreja devem ficar responsáveis por entrar em contato com os pastores (ou seus descendentes) que têm trabalhado na sua igreja e adquirir as fotos necessárias. Não é a responsabilidade da pessoa escrevendo a história da igreja tentar achar o paradeiro de todos os pastores que passaram naquela igreja. Quando você terminar sua história sobre sua igreja, inclua as fotos que você tem em mãos. Coloque também as fotos que têm dos pastores num envelope marcado "Fotos dos pastores" e coloque-as num lugar seguro, talvez com as atas da igreja.

6. Sexta Etapa
Identifique e explique um pouco sobre membros que tem ajudado a igreja e tem sido uma benção. Tente escrever algo sobre os diáconos. Os professores que dedicaram muitos anos de serviço à igreja merecem um tipo de reconhecimento especial na história daquela igreja.

Uma maneira para fazer isto é pedir para um dos membros que tem frequentado a mais por anos a escrever um pouco sobre todos os pastores que tem pastoreado sua igreja quando aquele membro frequentava sua igreja. Isto não deve ser um projecto enorme, mais pode ser muito últil para pesquisadores futuros. Depois de ter algo escrito, outros membros pode adicionar mais informações sobre um pastor ou outro.

Uma senhora de idade que frequintava uma igreja onde seus  avós, bis-avó, tetra-avós tinham frequentados escreveu algumas folhas entitulado "Minhas Recordações de Alguns dos Pastores que pastoriaram a Igreja Batista White Oak Spings." Esta senhora escreveu algumas sentenças ou um parágrafro sobre cada pastor que ela podia lembrar. Ela falou o nome dele, e da esposa e mais ou menos quando eles pastoriarama igreja, Depois ela escreveu algo sobre eles, seus filhos, ou seu ministério naquela igreja. Sobre alguns pastores ela escreveu "não me lembro muito sobre ele." ou "Ele não ficou por muito tempo na igreja." Por outros pastores ela escreveu um pouco mais dizendo que aquele pastor era natural de Sorocaba ou Manaus. As vezes ela contou que a esposa daquele pastor era uma guerreira de oração, ou que alguém tocava o piano, ou que ele cantava num quarteto. Dez anos depois sua filha adicionou os nomes dos pastores que trabalhavam na igreja depois de sua mãe terminou aquele livreto de apenas 6 páginas. Era pouca coisa sobre cada pastor, mas pelo menos era algo.

Aquela memsa igreja produziu um livreto de entitulado "Os diácanos da Igreja Batista White Oak Springs." O pastor e alguns diácanos escreveram algo sobre todos os diácanos que tem servido na igreja de 1900 até 1977. Eles tintaram escrever um pequenho biografia de meia folha ou mais sobre os diácanos. Eles deram as datas quando serviram como diácanos e algo seu seu ministérios na igreja. Eles tintaram achar a data da conversão dos diácanos, mas as vezes não era possivel achar aquela informação. As vezes eles podiam dizer que tal fulano era o dono de um posto de combustivel, um luncionette, ou era o chefe dos carteiros numa cidade. As vezes eles contraram uma história engraçada que acontesceu com eles. Se sua igreja poderia escrever algo assim, servirá como uma base para futuro pesquisadores usar como guia e eles poderão tentar achar mais informação sobre eles.

Se sua igreja poderia fazer uma lista dos professores das Escola Bíblica Dominical ou líderes dos jovenes e as datas serveram na sua igreja, isto ajudará também.  Talvez alguém poderia escrever sobre os professores das EBD que serviram por anos ou que eram uma benção para seus alunos. Quando estava fazendo entrevistas para escrever a historia de uma igreja, mauitas pessoas mencionava o nome de Susana Smith. Como tempo discobri que ela ensinava a classe dos jovens rapazes por 51 anos em seguidos. Ela influienciava gerações de rapazes para Cristo. Igrejas precisam lembrar pessoas assim.


Observação importante: no verso de cada foto, identifique quem ele é com seu nome e a data quando a foto foi tirada. Para as fotos históricas da sua igreja, pelo menos tente identificar a década quando a foto foi tirada.

7. Sétima Etapa
Quando você tiver o projeto pronto, peça para alguns dos líderes e/ou membros com mais tempo na sua igreja ler seu manuscrito, e verificar seus fatos e observações. Depois, faça cópias para distribuir para os membros. Coloque algumas cópias no acervo da igreja. Por favor, envie uma cópia para o Acervo Batista Regular para que possamos colocá-la no acervo.

Outras Observações e Informações
Qual foi a melhor época da sua igreja? Escreva mais sobre aquela fase da igreja.

Como um historiador, colecione os fatos e não tente interpretar porque certas coisas aconteceram. Você quer que pessoas leiam sua história e depois digam: "Sim, isto está correto." Você não quer envolver-se numa briga antiga da sua igreja e abrir uma lata de minhocas onde pessoas nos dois lados da contenda vão atacar você. Você quer que os dois lados fiquem satisfeitos e contentes com o que você es creveu. Às vezes, é melhor não tratar ou incluir na história da sua igreja certos eventos que causaram problemas graves (especialmente num breve histórico de algumas páginas) porque aquele assunto ainda é um ponto de contenda com certas pessoas na sua igreja.
Lembra-se, você não foi eleito para ser o juiz de membros velhos da sua igreja muito menos para tentar achar quem estava correto ou errado naquela contenda.

Utilize o "Efeito Auréola" (também chamado "Efeito Halo") na sua história.
Escreva o bem que pessoas fizeram e deixe fora do seu relatório e da sua história da igreja, coisas que poderiam causar polémicas para você depois. Fale a verdade do bem que pessoas fizeram e deixe o resto fora.
Não exagere nos seus elogios.

Provavelmente, o que você escreve hoje será utilizado como a base, o pontapé inicial, ou ponto de referência para todos os historiadores que vão pesquisar a história da igreja ou tentar escrever mais sobre sua igreja. Verifique os seus fatos e as datas. Não apresente como fato datas, eventos, ou pessoas quando você não tem certeza. Se você tiver dúvidas sobre uma data ou acontecimento, anote que você não tem 100% de certeza sobre aquela data (ou melhor ainda, que os membros não podiam dar a data exata daquele evento).

O melhor tempo para escrever algo sobre sa igreja é agora. As vezes uma igreja que tem apenas uma década de existencia pensa não precisamos uma história escrito sobre a nossa igreja porque a igreja é nova e todos os participantes conhescem a história da nossa igreja. Isto é o melhor tempo para escrever algo sobre sua igreja. Tomo o tempo para escrever um pouco da sua história. Faça cópias para os membros e dá-las aos membros.

Lembre-se: Algo é melhor do que nada. Se você pode escrever uma breve história da sua igreja de 2 a 3 páginas, isto será algo mais comprido e mais completo do que a maioria das igrejas tem (que não tem nada escrito sobre sua história). Um lápis curto é melhor do que uma memória comprida.
 

Última atualização: setembro 2019

web counter
web counter

Como Escrever a Historia da Sua Igreja